como criar um site

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Guia prático de dicas para tímidos e tímidas


Para os tímidos e tímidas elaborei esse pequeno guia contra a timidez. Composto de muitas dicas e informações que poderão evitar que vocês convivam eternamente com essa característica pessoal ou, pelo menos, minimizem os efeitos da timidez sobre o seu dia a dia!




Guia de dicas para tímidos e tímidas

1 - Seja você mesmo(a), autêntico(a)
2 - Não fique imaginando sobre seu problema de timidez, tente esquecê-lo
3 - Não queira ser o que não é (não significa deixar de sonhar)
4 - Não se cobre tanto, isso prejudica ainda mais as coisas
5 - Seja positivo nos seus pensamentos e ações (verá como as coisas mudam!)
6 - Não tenha medo de fracassar (todos somos falíveis)
7 - Saiba que existem milhões de pessoas tímidas no mundo!
8 - Você não é doente e nem diferente de ninguém (por causa da timidez)
9 - Não prejulgue sobre o que as pessoas pensam ou acham de você
10 - Não adie nada, faça hoje mesmo o que tem de fazer
11 - Acredite mais no seu potencial, não no de terceiros
12 - As mudanças só ocorrem quando as colocamos em prática
13 - Ficar escondido não resolverá o problema, mostre-se
14 - As mulheres se interessam por homens tímidos, pode ter certeza!
15 - Os homens preferem as timidas para relacionamentos mais sérios!
16 - Participe de algum grupo, pelo menos uma vez por semana
17 - Não use a internet como esconderijo, tipo Bat-caverna, saia de casa!
19 - A solidão às vezes é a melhor companhia, nem sempre!
18 - Na paquera, use o que você tem de melhor, você tem qualidades!
20 - Não ande na companhia de pessoas que te põem para baixo, eles te usam
21 - Goste de quem gosta de você! Aprenda a ser recíproco!
22 - Não tenha medo de dizer Não!
23 - Não se negue a dizer Sim, quando for para a "sua" felicidade!
24 - Planeje suas conquistas, não os seus insucessos
25 - Procure caminhar junto à natureza, apenas repare como ela funciona!
26 - Caminhe todos os dias, faz bem à sua saúde física e mental
27 - Quando vier um mau pensamento, coloque outro feliz na sua mente
28 - Evite os mesmos hábitos de sempre, você quer ou não quer mudar?
29 - Evite os conformismos, mas sem radicalismos (lembre-se, não se cobre tanto)
30 - A timidez tem seu charme especial, saiba explorá-la mais
31 - Rotina gera mais rotina, vá a lugares diferentes
32 - Não se preocupe em ter muitos amigos, invista seu tempo nos que te dão atenção
33 - Não tenha medo de perder o que você não tem!
34 - Se achar que uma pessoa vale a pena, ouse, jogue seu charme!
35 - Não queira ser popular do dia para a noite
36 - Popularidade não é nada, se comparada à uma boa qualidade de vida!
37 - Não se leve tão a sério, brinque com a vida, verá que lhe faz bem!
38 - O perfeccionismo é seu segundo pior inimigo, seja simples!
39 - Seu pior inimigo é você mesmo (seus pensamentos negativos)
40 - Não seja um "Fake" de você mesmo, o seu "outro eu" é você mesmo!
41 - Não deixe de sonhar, nunca! Mas tenha a atitude para realizar!
42 - Não queira ser famoso, você não sabe o preço que se paga por isso!
43 - Não queira ser anônimo, você sabe o preço que paga por isso!
44 - A melhor maneira de não ter medo é não pensar nele antes de sentí-lo
45 - Procure estar na companhia de pessoas que elevam seu astral
46 - Evite, imediatamente, pessoas que vivem reclamando da vida
47 - O corpo reflete os seus pensamentos, pense em coisas boas e as terá
48 - Não preveja seu fracasso, imagine sempre a vitória, ela chegará
49 - Não inveje ninguém por achar que é mais feliz que você, procure sua felicidade
50 - Se você leu todas as 49 dicas, teve paciência e determinação em lê-las, demonstra que você é uma pessoa humilde, essa é a maior virtude de um ser humano e um excelente indicador de que você está pronto(a) para as mudanças!

Abraços e sucesso, sempre!

Artikel Terkait:

36 comentários:

@frangodemacumba disse...

MUITO BOM POST
O/ EU SOU TIMIDO E JÁ PERDI MUITAS OPORTUNIDADES POR ISSO. ESTOU ME LIBERTANDO DE MIM MESMO AOS POUCOS.

AFINAL A VIDA PASSA RAPIDO DEMAIS, PARA EU ME PREOCUPAR COM OQUE OS OUTROS VÃO PENSAR DE MEUS ATOS.

VIVA SEJA FELIZ, SOLTE-SE DAS CORRENTES!
NO MÁXIMO VAI GANHAR UM [NÃO], MAS IRÁ RECEBER VÁRIOS [SIM]
bJO!

Anônimo disse...

Vlws ser timido nao e faaciil

Surfista das Estrelas disse...

Vamos em buscas dos Sins da vida!
Abraços

Vinicius disse...

Gostei da dica vou usar boa parte delas pra acabar com a timidez

J S Pereira disse...

Ótimas dicas,

Se eu tivesse lido algo assim lá pelos 14 anos, teria economizado muito tropeção em mim vida. Mas, de uma forma ou de outra, tropeçando menos ou mais, a gente vai.

Muito legal isso de compartilhar experiência com pessoas que sofrem pacas por serem tímidas. Quem não é, nem imagina o quanto é difícil viver sendo tímido.

Abraços

Anônimo disse...

Obrigado pela ajuda, talvez exista esperança pro meu caso, heheheh. É difícil mudar, pois nosso cérebro se acostumou a agir de determinada maneira, mas como dizem, só não tem jeito quem já morreu, por isso muito obrigado.

Lelo disse...

Assim como "o seu cérebro" acostumou-se com essa condição, você, que o comanda, pode reacostumá-lo em outras circunstâncias, concorda?
Depende da boa vontade, se você tem, você muda. Caso contrário, sua mente comandará o sua própria existência.
Comece por mudar o modo de encarar as coisas, ao se conformar com um obstáculo intransponível, você prefere se conformar em não ultrapassá-lo, nem ao menos contorná-lo. Quer a prova? Leia sua segunda frase: ... É difícil mudar...
Viu?

A bola está com você, amigo
Forte abraço

Jennifer disse...

Òtimas dicas!

Acabei de conhecer o site ..a amei

Há muito tempo estou querendo falar com uma pessoa mas não tenho coragem.

Vou vê-la hj ..me desejem sorte. =)

Hj eu falO! ..XD



Bjúh'z

• Continue com o blog. Ele ainda ajudará muitas pessoas!

Lelo disse...

Olá Jennifer!
Como é bom ler coisas que nos levantam o astral, nos põem pra cima! Foi exatamente o que você fez, Jennifer!
Se os textos te ajudaram, fico feliz, e mais ainda quando me sinto útil... isso não tem preço!
Beijos


PS: BOA SORTE! CLARO!!! :)

Ana Raíssa disse...

Ótimio ... to amando ler sempre esse blog!
Acredito que os tímidos que lêem devam estar gostando... é interessante como posso me identificar em certas situações, é incrível!

Lelo disse...

Legal que esteja acompanhando, fico contente quando as postagens interessam as pessoas. É como um retorno, um sinal de que está se andando pelo caminho certo!

Agora, se você adivinhar porque você se identifica com algumas situações, ganha um presente kkk

Brigadão pela visita e cometário
abraços

Anônimo disse...

muito boas essas dicas! adorei o blog mesmo, tenho tentado mudar faz tempo e acho que melhoro a cada dia, isso é realmente possivel, mas quanto mais informaçoes tenho melhor é! bjos a todos

Mauricio disse...

OLA MUITO OBRIGADO MESMO CARA ISSO VAI ME AJUDA MUITO INDA MAS QUE EU SOU NOVO TENHO 13 ANOS,ISSO VAI SER MUITO BOM PRA MIM VOU USAR SUAS DICAS CONTINUE COM SEU BLOG E UM SUCESSO,ObrigadOo,..

Lelo disse...

Olá Maurício!

Tá novinho, ainda! Tem muita coisa em sua vida para experimentar. A sexualidade advinda da puberdade (adolescência) faz uma verdadeira revolução nos rapazes, e com kkkk

Acho que quando sua primeira experiência sexual acontecer, você já estará bem preparado, visto que se interessa por aprender. Isso diferencia aqueles que "acham que já sabem tudo", independentemente da idade, daqueles que sabem que "sempre é tempo de aprender".

Boa sorte em sua jornada!
Abraço

Anônimo disse...

muito obrigado mim ajudou muito
valeu!

xqcarol disse...

Nossa estou tentando mudar já faz um tempão, tomara que essas dicas resolva!

Briigada mesmo !

Anônimo disse...

É fácil dizer em mudança, dificel mesmo é fazer acontecer!

Lelo disse...

É amigo anônimo! É fácil dizer mudanças... porém, para mim, demoraram mais de duas décadas, acentuadas por transtorno do pânico e fobia social.
O difícil, amigo anônimo, é "QUERER AS MUDANÇAS", a acomodação em me achar seguro sem me expor, guardadinho dentro de uma redoma inviolável, que é a vida de um solitário, ou enchendo a cara de cerveja somente para "ser diferente", me custaram muitos anos de vida desperdiçados.

Por isso, amigo anônimo, você não acertou, pelo menos dessa vez, pois difícil mesmo é "QUERER" fazer as mudanças.
E isso, depois de muito apanhar da vida e na vida, eu quis!
Seja feliz!

Anônimo disse...

noossa eu sou aquele tipo de pessoa timida ...que sempre fica vermelha ,(em qualquer situação) que tem medoo de chegar perto da pessoas,e que sempre gagueja ...esperoo que essas dicas me ajudem a melhor meu comportamentoo ...adorei elas e vou usa-lá pode ter certeza ...Bjoos By Juuh

Caroline disse...

Essas dicas são muito boas, estou tebtando mudar!

Valeeu. É muito dificel ser timido e admitir! :/

Lelo disse...

@ Caroline

Valeu a sua atitude!
Abraços :)

Anônimo disse...

UP ! :D

Adriano disse...

Eu tenho 15 anos e sou muito timido na escolar tem duas meninas que querem namora comigo mas eu ñ consigo falar com nenhuma por causa da minha timidez.

Lelo disse...

Adriano, querido amigo... calma, em primeiro lugar!

Com 15 anos, eu ficava vermelhão só de uma garota olhar para o meu lado, isso durou mais tempo que o previsto rs
Mas, apesar de minha timidez, nunca me acomodei ao fato de não "conseguir pegar ninguém", e ia lá eu do meu jeitinho conseguindo minhas namoradinhas. Posso lhe falar que foram muitas, principalmente pelo fato de eu ser um "bom ouvido", isto é, eu mais escutava do que falava.
E isso me desenvolveu uma capacidade extra: começar a compreender que nem todas as pessoas são o que aparentam ser. Nessas conversas com as menininhas da época, eu ficava sabendo dos seus medos, suas intenções, e sua... sim, sua timidez.

Então, caro amiguinho, não se deixe levar pela comodidade da situação, se achando "por fora da garotada popular", ao contrário, do seu jeito mesmo vá procurando seu caminho. Não é necessária prática alguma para manter um diálogo com qualquer pessoa, basta deixar que essa comece a falar. Aí, você responde o que achar conveniente, dê palpites, sugestões, comente que achou bom ou ruim, participe do diálogo.
Brevemente, tenho certeza, teremos um verdadeiro "papagaio" comentando aqui no nosso blog.

Vá devagar... mas vá!
Abraços

Anônimo disse...

Eu tenho 14 anos e eu sou timido com as garotas tipo na hora que chegam em mim fico nervoso começo a ficar vermelho as vezes ate gagejo kkkkkk é muito ruim tenho medo de estar parecendo um otario para elas. Mais vlw pelas dicas brigadão....

Lelo disse...

Olá, amigo!

Quantas vezes fiquei assim... parecia um farol de trânsito, de tão vermelho. É natural, não se preocupe tanto.

Depois, comece a pensar o seguinte: será que elas também não estão vermelhinhas de vergonha... repare, preste atenção, não é só você que tem timidez.

Por isso, amigo, vá a luta numa boa, com calma, deixe as coisas acontecerem, você verá que elas perderão a vergonha antes que você perceba - me refiro à atitute -, aí, cabe a você continuar o papo, deixar rolar.

Aquele abraço

Anônimo disse...

Eu ja sofri muito com minha timidez, mas vou me esfoçar.
eu fico com vergonha de falar com as pessoas e na maioria das vezes nao sei nem o q falar, por onde começar. o que eu posso fazer?
anonima

Lelo disse...

Olá amiga

Bom, aqui nesse blog, se você der uma olhada com mais calma, irá encontrar diversas postagens com muitos comentários de pessoas tímidas e algumas sugestões de postura, além de dicas bem legais.

Eu sugiro que você leia essa, que é específica para o problema que você colocou:

http://timideztofora.blogspot.com/2009/06/sou-timido-e-nao-sei-conversar-fico.html

Eu espero, sinceramente, que possa lhe ajudar.
No mais, seja mais confiante, se perdoe mais, porque agora você se permite errar. E o erro só acontece quando se está tentando. Portanto... mãos à obra, sem pressa, mas caminhando.

Abraços

Anônimo disse...

oii se tenho 18, eu ja perdir minha timidade com os 16 ano q tbm foi meu melhor ano da minha vida, e eu acho essas dicas muito boas uso muito elas abraços pra vcs aii !!!

Lelo disse...

E que venham mais muitos "16 anos", obrigado :-)

Johannes Aecio disse...

AS veses parese que a minha timidez e como uma maldiçao para mim parese que não importa o quanto eu tente mudar não consigo tenho 18 anos e so tive uma namorada em todo a minha vida e mesmo assim a perdi pela minha extrema timidez não sei mais o que fazer estou quase desistindo e aceitando essa minha condisão de solitario.

Anônimo disse...

Nao é facil ser timida ... Desculpa mas as dicas nao ajudaram rsrs axo ki preciso é de um psicologo ms ... Tem q iventar outro tipo de dica flw .. Ngm é mas timida ki eu.. Sou assim desd q naci .. Nao vai ser dicas q vai me ajudar nao .. tenho 16 anos sai da escola p causa disso é horrivel ficar o dia td no tedio sozinha.. So bv morro de medo .. Da vontade de da um tiro na cara de quem me olha .. Meu caso é grave . Semana q vem vo passear na casa das prima na bahia ja nem sei como vai ser. Elas ja tem namorado e tal. E eu to aki na merda

Lelo disse...

Olá amiga,

Me desculpe você, se não pude te ajudar. Infelizmente, as coisas não são fáceis para ninguém. Nada é fácil, porque temos que travar nossas batalhas internas, contando somente com as nossas próprias forças.

Há centenas de artigos que eu escrevi aqui, afora muitos vídeos de psicólogos que, de fato, ajudam muitas pessoas, inclusive algumas que estavam pensando em coisa pior, você deve saber qual a saída que eles pensavam.

Tudo é questão de ser paciente consigo mesma, somente o fato de você dizer que já está com medo de sua viagem à Bahia já é um forte sinal que um de seus lados está superando, vencendo o outro: o medo.

Poderia ser muito mais legal você deixar de se cobrar tanto, achando que somente você é desse jeito, e que as outras pessoas (todas) são felizes e tals...

Deixe seu lado positivo fazer mais por você, porque... pelo que li, o medo construiu um obstáculo tão grande entre você e os "outros", que o muto é tão alto e você tão pequeninha, do outro lado...

É essa a visão do tímido, e isso que tem que ser mudado. Todos, sem exceção, somos problemáticos. Uns mais, outros menos, uns expõem seus problemas em público, enfrentando as dificuldades... já outros, preferem se esconder e culpar qualquer coisa por esse ato, inclusive a simesmo. Aí, minha amiga, as coisas só pioram.

A boa notícia que você deu é que procuraria um psicólogo. Taí uma boa pedida, você vai ver como as coisas melhoram, basta você se abrir realmente, ser franca, desabafar seus medos e seus anseios.

Boa sorte nos relacionamentos e na vida

Aurelio

Laíne Any disse...

olá, sou muito tímida tô perdendo muitas oportunidades por isso, ja nao sei o que fazer vendo a vida passar e eu aqui no mesmo lugar, por mais que eu tente mudar dar o primeiro passo eu nao consigo so piora as coisas... POR FAVOR me diz o que eu faço quero muito mudar... obrigado.

Lelo disse...

Olá Laíne!

Você leu as dicas da postagem? São muitas, além das variáveis que cada uma tem em sua descrição.

Uma coisa é importante: extrair, tirar, limar, cortar, jogar fora, toda essa negatividade estampada em suas palavras, quando você está se referindo à tentativas de mudanças.

É assim mesmo, tentando, errando, acertando, errando novamente, mas sempre tentando. Esse é o único meio de mudar algo que te incomoda, como a timidez, por exemplo.

Na medida em que nos desvalorizamos perante outras pessoas, nos sentimos cada vez piores, fracos, deprimidos.... a vida fica realmente sem sentido.

Porém, e somente porém, você se levar mais em consideração, ter mais apreço por si mesma, se valorizar mais, se amar mais, se perdoar mais... as coisas tendem a tomar outro rumo, fazendo você ver a vida com outros olhos, não estes tristonhos de agora, mas olhos que vislumbrarão coisas melhores.

Somos, afinal, o que pensamos que somos.... pense nisso! Ao mudar a visão de si mesma, poderá ver que as novas coisas que tentar fazer vão dar certo, ou vão caminhar nesse sentido.

Não perca mais oportunidades por achar-se indigna de recebê-las. Não, ao contrário, aproveite-as da sua maneira, de seu jeito, seja para o trabalho, seja num relacionamento a dois ou em grupo.

A vida é curta demais para nos darmos ao luxo de desperdiçar nossas melhores oportunidades, podendo ou não com o peso do fardo, desde que aquilo nos atraia, nos seduza, nos interesse de fato.

Á luta, amiga, as armas estão todas na sua cabeça e, por enquanto, o único inimigo barrando seu sucesso é sua mente. Ao alterar o processo, sendo mais generosa consigo mesma, culpando-se muito menos, pelos tropeços ( e quem não os têm?!), deixando as coisas rolarem naturalmente, sem medo nem cobranças.... pode ter certeza de que conseguirá obter uma qualidade de vida muito melhor que essa de agora.

Agora é com você, Laíne, te desejo toda a sorte do mundo.

Aurelio

Laíne Any disse...

Muito obrigado pelos conselhos... me sinto melhor agora. Nao vou desistir de tentar. valeu mesmo. Abraços. Te admiro muito.